De 19 a 21 de agosto, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) realizou, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", os Campeonatos Brasileiros de
Latte Art e de
Coffee in Good Spirits, durante o festival
São Lourenço Coffee Music, na cidade de São Lourenço, situada na região da Mantiqueira, em Minas Gerais.
O novo campeão nacional de
Latte Art, competição que avalia o desempenho na elaboração de desenhos com leite vaporizado em café espresso, é Eduardo Olímpio, da Zingy Smart Coffee, de Curitiba (PR), que superou 14 competidores para levar o título. O segundo lugar ficou com Tiago Gonçalves da Rocha, da Evolat, também de Curitiba, e o terceiro com Leonardo Correa Ribeiro, da Unique Cafés Especiais, de São Lourenço (MG). Com o título, Olímpio será o representante do Brasil no Campeonato Mundial da categoria, que ocorrerá em 2023, em Taipei, capital de Taiwan.
Foto: Tribus Studio Ribeiro, Rocha, Estrela e Olímpio na premiação do Campeonato Brasileiro de Latte Art. Ele conta que sua apresentação teve vínculo com a infância e com o começo de sua trajetória profissional, há cerca de quatro anos, quando extraía café expresso na padaria onde trabalhava. "Comecei a tirar café e pensei: 'acho que dá pra desenhar'. Assim, fui criando desenhos da minha própria cabeça. (...) Para a competição, lembrei de alguns sonhos que tinha quando era pequeno e acordava com medo. Usei essa lembrança e trouxe isso, mas de uma forma mais criativa e alegre, para as xícaras", explica.
No Campeonato Brasileiro de
Coffee in Good Spirits, que atesta as habilidades de "mixologistas" para valorizar o preparo de bebidas alcoólicas à base de café, o novo campeão é Daniel Munari, da Royalty Quality Coffee, também da capital paranaense, que superou outros 15 competidores. A segunda posição ficou Mariana Mesquita dos Santos, da Civitá Café, de Brasília (DF), e a terceira com Gabriel da Cruz Guimarães, da Unique Cafés Especiais, de São Lourenco. Munari será o representante do Brasil na competição mundial dessa categoria, em 2023, que também será realizada em Taipei, Taiwan.
Foto: Tribus Studio Munari, Mariana, Lyvia Camargo (BSCA) e Guimarães na premiação do Coffee in Good Spirits. "Não tenho palavras, estou muito feliz. É a realização de um sonho. Desde 2013 acompanho competições internacionais e é a primeira vez que ganho, depois de passar perto algumas vezes. É uma alegria que não tem fim", comemora. Ele revela que, em sua apresentação, usou alguns elementos regionais do Brasil. "No primeiro drink, utilizei um produto da Amazônia, a semente de cumaru, para trabalhar no sabor, e, no segundo, alguns elementos do Sul, da região dos Campos Gerais do Paraná, que me serviram como inspiração", diz.
IMPORTÂNCIA DOS CAMPEONATOS Os campeões brasileiros destacam a importância da BSCA na realização dessas competições em parceria com a ApexBrasil, através do "Brazil. The Coffee Nation". "Sem a BSCA e toda a organização não teríamos essa oportunidade e essa visibilidade aos baristas nos campeonatos, pois ela é quem faz tudo isso acontecer", comenta Olímpio.
A opinião é compartilhada por Munari. "O esforço da BSCA em ajudar os competidores, em organizar o evento, é uma forma de fazer com que nós, baristas, 'cafeteristas', consigamos destaque e permite, ainda, formar embaixadores para o Brasil no mundo. É extremamente importante contarmos com o trabalho da BSCA, através do projeto, para realizar os campeonatos para todos nós baristas", completa o campeão de
Coffee in Good Spirits.
O diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, enaltece o processo de evolução e maturidade que os baristas brasileiros vêm alcançando e reforça que os campeonatos têm o objetivo de estimular a capacitação desses profissionais no país e contribuir para a contínua educação do consumidor a respeito do segmento dos cafés especiais.
"Os baristas são fundamentais para espalhar a cultura do café entre os consumidores. Eles preparam cafés, bebidas e drinks à base do produto com qualidade máxima, realçando suas características, o que contribui para valorizar o café de excelência junto ao público final. O que temos visto nos campeonatos é um avanço contínuo desses profissionais, que cada vez mais se aproximam de nossas ações em prol da categoria e de toda a cadeia produtiva dos cafés especiais", ressalta.
Desde 2016, a BSCA é
National Body no Brasil da
World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do
World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista,
Latte Arte,
Brewers,
Coffee in Good Spirits,
Cup Tasters,
Roasters e
Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.
BRAZIL. THE COFFEE NATION O projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation" é desenvolvido pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do produto nacional no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos brasileiros em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.
Atualmente, o projeto tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.
O projeto visa, ainda, expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail
info@bsca.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário