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quarta-feira, fevereiro 13, 2019

Embrapa - Produtores fundam associação de produtores de carne carbono neutro





O Conceito Carne Carbono Neutro e seus posteriores benefícios, desenvolvidos pela Embrapa, motivaram a criação da Associação Brasileira de Produtores de Carne Carbono Neutro (ABCCN), que terá sua assembleia de fundação na próxima quinta-feira, 14, em São Paulo. Com a presença de produtores rurais, a reunião marcará também a aprovação dos estatutos sociais da entidade e eleição da primeira diretoria. 

"A ideia surgiu da vontade dos produtores de vários Estados, como Minas Gerais e Pará, de promover, organizadamente, esta nova realidade de pecuária sustentável no País", afirma Gilberto Mussi de Carvalho, presidente da comissão de fundação. Para ele é uma forma de mostrar aos demais países que o Brasil além de extensão territorial e planteis numerosos, tem sistemas aperfeiçoados, como o carne carbono neutro (CCN), certificadoras eficientes e ativos, como o estoque de carbono. 

Com sede, a princípio em São Paulo (SP), a Associação contará com estatutos e instrumentos jurídicos próprios e estará aberta ao produtor em diferentes estágios de produção, com sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) em andamento ou em fase inicial de planejamento.

A entidade, por meio de capacitações, orientações e convênios tem o anseio de inserir o produtor rural em um mercado mundial, que demanda escala, sustentabilidade e qualidade. "Temos exigência não somente de carne com qualidade superior, mas produzida igualmente em condições elevadas. O Conceito CCN atende esses requisitos", reforça o especialista em direito administrativo. 

Entre os convênios futuros, um com a Embrapa está nos planos da ABCCN. Com a instituição de pesquisa a proposta passará pela promoção de cursos, acompanhamentos e suporte técnico à entidade. A pesquisadora da Unidade Gado de Corte (Campo Grande-MS), Fabiana Villa Alves, uma das idealizadoras da Marca CCN, palestrará nessa primeira assembleia sobre o projeto CCN e suas características. 

Carne carbono neutro
A carne carbono neutro (CCN) é produzida em sistemas integrados com a presença de árvores plantadas, que são responsáveis pelo sequestro de carbono e possibilitam a neutralização da emissão de metano dos animais em pastejo, além de proporcionar conforto térmico ao gado. O foco do sistema é o componente florestal.

Os pesquisadores avaliam que há elevado potencial de gerar produtos direcionados para o segmento premium, seja para mercados de nicho no Brasil ou para exportação atendendo às exigências por práticas sustentáveis do mercado europeu, por exemplo. Estima-se que, no Brasil, o conceito CCN pode atingir 1,5 milhão de hectares ou 1% do rebanho brasileiro, o que equivale a aproximadamente 2,2 milhões de cabeças de gado.

Redação: Dalízia Montenário de Aguiar (MTb 28/03/14/MS), jornalista Embrapa
Colaboração: Gustavo Porpino, (RN648 JP), jornalista Embrapa
Foto: Rodrigo Alva

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Cajucultura ganha espaço nas redes sociais


Estar bem informado sobre os rumos da cajucultura no Brasil e no mundo nunca esteve tão fácil. O Blog da Cajucultura, criado em 2005 pelo pesquisador e ex-chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Vitor Hugo de Oliveira, deu frutos. As análises e notícias sobre a cultura do caju agora estão disponíveis no Youtube, no Instagram e até mesmo pelo Cajucultura Podcast. Os vídeos postados até o momento tratam de assuntos como a cajucultura no Vietnã, o mercado internacional de amêndoas de caju, produção de mudas e a história do lançamento dos primeiros clones de cajueiro-anão no Brasil.
Por meio de vídeos e áudios curtos, de no máximo cinco minutos, Vitor Hugo de Oliveira aborda de forma clara e em linguagem acessível o universo da cajucultura e as novidades na cadeia produtiva do caju. "Observo que há falta de uma informação mais enxuta. Os canais surgem como uma forma de suprir a escassez de conhecimento sobre técnicas de cultivo, preços de insumos e curiosidades sobre a planta. Os canais também estão sempre atentos ao que está acontecendo nos mercados local e mundial", explica.
O pesquisador é um entusiasta das novas mídias. Durante sua gestão à frente da Chefia de TT, foi criado, em 2007, o blog da Agroindústria Tropical, a primeira Unidade a contar com esse tipo de ferramenta. De lá para cá, as possibilidades de comunicação nas redes se multiplicaram. Os podcasts são a nova febre do momento. Com formato flexível e temas especializados, os programas de áudio na internet têm a vantagem de poderem ser ouvidos em qualquer lugar. A proposta para este ano é dar continuidade às postagens, acrescentando inovações como rodadas de entrevistas com convidados tanto da área da pesquisa quanto do mercado.
A preocupação em disseminar o saber acumulado pela Embrapa se manifesta na preocupação em atender as principais demandas dos produtores que, segundo o pesquisador, já estão dando um retorno positivo ao conteúdo produzido até agora. As mensagens com dúvidas e solicitação de informações chegam via whatsapp ou caixa de comentários.
O Blog da Cajucultura, nos seus mais diversos formatos, pode ser acessado nos links abaixo:

Ricardo Moura (DRT 1681 jpce)
Embrapa Agroindústria Tropical 

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Ricardo Moura, Assessor de Comunicação
Núcleo de Comunicação Organizacional – NCO
Embrapa Agroindústria Tropical
Fortaleza/CE

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