AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, agosto 14, 2018

Novas regras de rastreabilidade no país demandarão adaptações do setor hortícola



Exigências previstas em regulamentação que acaba de entrar em vigor, necessitarão de tempo para adequação pelos produtores, considerando a realidade da produção hortícola nacional

A nova Instrução Normativa Conjunta (INC) nº 02/2018, elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estabelece um protocolo de rastreabilidade para a cadeia de produtos in natura do segmento de Frutas, Legumes e Verduras (FLV), está em vigor desde o dia 7 de agosto de 2018, para algumas espécies de hortifrútis. A partir desta data, todos os requisitos estabelecidos pela normativa deverão ser cumpridos pelas cultivares dos seguintes grupos: citrus, maçã e uva (Frutas); batata (Raízes, Tubérculos e Bulbos); alface e repolho (Hortaliças Folhosas e Ervas Aromáticas Frescas); tomate e pepino (Hortaliças não Folhosas).

De acordo com Luciano Vilela, diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Horticultura (IBRAHORT), "estas novas medidas adotadas pelo Ministério da Agricultura e pela Anvisa, seguem uma tendência mundial de consumo, cada vez mais demandada pelos consumidores, que prevê o acesso ao histórico de origem dos alimentos e também à forma como foram produzidos. Estas informações são importantes para se estabelecer a qualidade e a sustentabilidade dos produtos, atendendo as novas exigências do mercado". Porém, Vilela alerta para a dificuldade enfrentada pelo setor atualmente, sobretudo pelo segmento hortícola, em não ter defensivos agrícolas registrados e liberados especificamente para uso em cada uma das culturas. "Este quadro faz com que o produtor precise recorrer aos defensivos já registrados para outras espécies e culturas, a fim de conseguir viabilizar sua produção até o período da colheita, o que enquadraria ele em uma problemática da qual chamamos de 'ilegalidade involuntária' e isto precisaria ser revisto pelos órgãos reguladores", argumenta.

Neste contexto, o presidente do IBRAHORT, Stefan Coppelmans, enfatiza que "o intuito do setor é cumprir a aplicação da norma, uma vez que é de interesse de toda a cadeia produtiva que haja mais transparência em todos os processos, a fim de assegurar a qualidade dos alimentos produzidos". Contudo, Coppelmans alerta que, "é fundamental que haja condições e tempo para que os produtores também possam se estruturar para o atendimento das novas exigências apresentadas". O presidente do instituto complementa ainda indicando que "há a necessidade também da criação de um sistema para que os produtores possam fazer isto de forma eficiente, com uma maior organização no processo de rastreabilidade dos produtos", pondera.

"No entendimento do IBRAHORT seria importante que esta primeira fase de implantação da norma tenha como o objetivo a orientação para a sua aplicação correta, visando a necessidade da rastreabilidade, mas sem ônus de autuação ou multa aos produtores que se enquadrarem neste caráter de excepcionalidade quanto aos registros, uma vez que não há no mercado número suficiente de defensivos específicos para uso em cada tipo de cultura", conclui Stefan Coppelmans.

SOBRE A INC Nº 02/2018

Publicada em fevereiro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a INC nº 02/2018 estabelece os procedimentos para a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana. Ela prevê que o processo de adequação aconteça em três etapas distintas, com a seleção de algumas espécies de hortifrútis separadas por grupos, de acordo com o cronograma pré-estabelecido em três datas: 7 de agosto de 2018; 03 de fevereiro de 2019 e 29 de janeiro de 2020.

Os setores de produção, beneficiamento, transporte, manipulação, consolidação e armazenagem deverão realizar registros do produto, do fornecedor e do comprador que assegurem a rastreabilidade.

O arquivo com as instruções completas sobre a nova INC nº 02/2018, estão disponíveis no site do Ministério da Agricultura no link a seguir:
 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
MyPress & Co.
imprensa@mypress.com.br
(19) 3304-6622 | 3304-4833

Jornalistas Responsáveis:
Isabella Monteiro
isabella@mypress.com.br
(19) 9 7410-1620

Daniela Mattiaso
daniela@mypress.com.br
(19) 9 8291-9444


______________

Trabalho desenvolvido na FMVZ/Unesp é premiado em congresso no Japão



Profa. Elizabeth Schmidt participou de evento da Sociedade Internacional de Patologia Clínica Animal 


A professora Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt, do Departamento de Clínica Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, participou do 18º Congresso da Sociedade Internacional de Patologia Clínica Animal, realizado na Nippon Veterinary and Life Science University (NVLU), em Tóquio, no Japão, de 4 a 8 de agosto.


Única representante do Brasil no evento, a professora Elizabeth recebeu o prêmio Tsukumi Washizu Memorial Award de melhor apresentação feita por jovem apresentador por um trabalho sobre algumas inflamações causadas por parasitas em bovinos da região de Botucatu, com o objetivo de melhorar a saúde animal e, consequentemente, a saúde humana. 


O mesmo trabalho já havia sido premiado pela organização do Congresso com um Travel Award, premiação que custeou a viagem e a estadia da professora na capital japonesa para a participação no evento. Durante o evento, a professora Elizabeth também apresentou um trabalho sobre parâmetros laboratoriais de animais selvagens. Ambas as apresentações foram orais.


Tsukimi Washizu

A entrega do prêmio Tsukumi Washizu Memorial Award foi um momento especial do evento. No encerramento do evento, a Sociedade Internacional de Patologia Clínica Animal e a Sociedade Japonesa de Patologia Clínica Veterinária fizeram a entrega do prêmio que homenageia uma pesquisadora japonesa, que participou da organização do Congresso, mas faleceu no início de 2018.


Professora de Patologia Clínica Veterinária na (NVLU), Tsukumi Washizu também presidiu a Sociedade Japonesa de Patologia Clínica Veterinária e integrou outras sociedades de medicina veterinária, com relevantes contribuições para o desenvolvimento de patologia veterinária no Japão. Presente à cerimônia, seu viúvo disse que antes de falecer, a professora pediu a seus familiares que fosse criado o prêmio que leva seu nome, com a finalidade de reconhecer a qualidade de um trabalho de pesquisa desenvolvido por um jovem pesquisador. "Eu já estava emocionada enquanto estava na plateia, ouvindo a história da trajetória da professora Tsukumi. Para a minha surpresa meu nome foi anunciado como o premiado. Foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida profissional. Também considero um grande reconhecimento para o trabalho que desenvolvemos na FMVZ/Unesp, única universidade brasileira representada no evento e com um trabalho premiado".



FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - UNESP - CÂMPUS DE BOTUCATU/SP
Assessoria de Imprensa
imprensa@fmvz.unesp.br
Fone (14) 3880-2240

Mercado de Irrigação já aguarda a FIIB 2018


 
O maior evento especializado em Irrigação do país já é aguardado pelos profissionais do setor. A segunda edição da Feira Internacional da Irrigação Brasil, a FIIB 2018, acontecerá de 19 a 21 de setembro, das 9h às 17h, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro (Shopping Parque Dom Pedro), em Campinas (SP).

O evento tem como foco proporcionar atualização sobre as principais novidades do mercado de Irrigação e promover o networking entre empresas e profissionais da área. Tudo isto, por meio de uma grande exposição técnica de serviços e equipamentos, acompanhada de diversas palestras e minicursos, ao longo de toda a programação.

Dentre os principais temas que serão abordados durante o evento estão: Gestão Hídrica; Sustentabilidade na irrigação; Planos diretores em agricultura irrigada; Gotejamento; Projetos de irrigação, Irrigação de precisão; Manejo de irrigação; Fertirrigação; Gestão inteligente de irrigação, além de muitos outros.

Neste ano, uma grande novidade para os participantes é que, simultaneamente à FIIB, acontecerá no mesmo local o XXVII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD), fruto da parceria firmada entre a organização da feira com a Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID) e o Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (INOVAGRI), entidades responsáveis pelo congresso. O objetivo é enriquecer ainda mais as discussões ligadas à gestão integrada de bacias hidrográficas, plano diretor de irrigação e outorga de água, em um evento conjunto, no qual estarão reunidos os principais stakeholders do setor de Irrigação do Brasil.

Em 2018, cerca de três mil pessoas são esperadas durante os três dias de programação.

As inscrições podem ser feitas antecipadamente no site do evento ou realizadas também diretamente no local durante a feira.

Vale lembrar ainda que o evento é gratuito e aberto ao público (maiores de 18 anos).

Mais informações sobre a FIIB 208 podem ser obtidas diretamente no site oficial do evento www.fiib.com.br


MyPress & Co.
imprensa@mypress.com.br
(19) 3304-4833
(19) 3304-6622

Jornalistas Responsáveis:
Daniela Mattiaso
daniela@mypress.com.br
(19) 9 8291-9444

Isabella Monteiro
isabella@mypress.com.br
(19) 9 7410-1620
 

_______

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog