AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, novembro 28, 2018

Curso de ILP e ILPF começa nesta quarta-feira, dia 28, na Embrapa de Campo Grande, MS




Estão abertas as inscrições para o curso de Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) que começa nesta quarta-feira dia 28, na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, MS. Serão três dias de curso e as inscrições de preferencia devem ser feitas pelo site da Embrapa no endereço:   https://cloud.cnpgc.embrapa.br/ilpf2018/inscricao/ Serão aceitas inscrições no dia do curso.

O curso é voltado para profissionais das ciências agrárias de empresas públicas e privadas de assistência técnica e extensão rural, estudantes de pós-graduação e de graduação (somente formandos) das ciências agrárias. O valor da inscrição é de 150 reais para profissionais e 100 reais para estudantes.

Neste sétimo curso que a Embrapa realiza serão apresentados projetos e resultados sobre esses dois sistemas integrados, técnicas de manejo e gestão, vantagens, conceito e apresentação da experiência de dois produtores de Mato Grosso do Sul, sendo um com ILP e o outro com ILPF. Serão dois dias de palestras e um dia de campo onde os participantes irão conhecer os dois sistemas, ocasião em que poderão questionar e tirar dúvidas com os pesquisadores.

A finalidade do curso é repassar informações básicas dos dois sistemas de integração, falar sobre a escolha de capins, grãos e árvores e de estratégias de avaliação. O curso será ministrado por experientes pesquisadores da Embrapa da área de pastagens e economia, além de trazer a experiência de produtores.

Sistemas Integrados promovem melhorias na capacidade produtiva 

Hoje o Brasil possui 12 milhões de hectares de integração, informa o pesquisador Rodiney Mauro, coordenador do curso que acrescenta: "O atingimento dessa área foi compromisso assumido pelo Brasil em que a Embrapa colaborou muito, e o objetivo é ampliar mais ainda, por isso realizamos esse curso".  

Intensificar o uso da terra unindo a produção de grãos, carne e madeira já faz parte das transformações que a produção agropecuária vem exigindo do setor produtivo. Para o pesquisador Rodiney, aumentar a produtividade, qualidade dos produtos, rentabilidade sem comprometer o ambiente é o agora e o futuro, sem volta. "Um dos caminhos é a integração que incorpora atividades de produção agrícola, pecuária e florestal".

São várias as vantagens que o sistema oferece como, por exemplo, a da recuperação de áreas degradadas, com a implantação de pastagens, bem como do solo por meio do plantio de grãos como milho, feijão e árvores. Neste processo ocorre também a recuperação de nascentes ajudando a conservar a água nas propriedades.

Segundo Rodiney, quem adota a ILP ou ILPF também pode obter benefícios econômicos como o aumento da produtividade anual da pecuária de corte, leite e de produtos extraídos dos componentes florestais; aumento de renda devido à diversidade das atividades e até a redução de riscos de mercado, de custos a médio e longo prazos e consequentemente a melhoria de vida do produtor. "Além desses benefícios há também os sociais que podemos considerar como a geração de empregos diretos e indiretos, a contribuição na renda do país e melhoria na distribuição de renda", acrescenta.

O curso terá início às 8 horas e será realizado na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, MS, no endereço: Avenida Rádio Maia, 830 – Vila Popular, no auditório Nelore. Para saber detalhes da programação acesse:
Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone: (67) 3368-2141, com Marilene Veiga.


--
--
Eliana Cezar, jornalista (DRT/15410/SP)
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Embrapa Gado de Corte
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Campo Grande/MS

eliana.cezar@embrapa.br
Telefone: +55 67 3368-2142 / + 55 67 3368-2150
www.embrapa.br | twitter.com/embrapa | twitter.com/GadodeCorte
www.facebook.com/agrosustentavel | www.facebook.com/gadodecorte

quarta-feira, novembro 14, 2018

Embrapa - Final de fevereiro, Dinapec de cara nova



Final de fevereiro, Dinapec de cara nova

A edição 2019 da Dinâmica Agropecuária - Dinapec acontece entre os dias 20 e 22 de fevereiro, na vitrine tecnológica da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS). Dentre os destaques previstos, lançamentos de aplicativos e obras técnico-científicas. A feira é uma realização da Embrapa e Sistema Famasul.

Em seu 14º ano, a identidade visual da feira foi renovada, com o intuito de "deixá-la mais moderna e atual, alinhada aos padrões da Embrapa, em cores e formas, facilitando a associação com a empresa", afirma a chefe-adjunta de Transferência e Tecnologia da Unidade Gado de Corte, Thaís Basso do Amaral. Ela também comenta que o evento tradicionalmente ocorre em março, mas devido às festividades do Carnaval foi necessário adiantá-lo. 

Para o próximo ano, com o mote "Soluções para o Agro Sustentável", Basso destaca que haverá espaço para expositores, com o propósito de "agregar empresas de insumos, consultoria, máquinas e equipamentos. Uma inovação dentro da Dinapec. Desta forma, o produtor além de conhecer as tecnologias recentes desenvolvidas pela Embrapa e seus parceiros, terá a oportunidade de encontrar empresas relacionadas às soluções tecnológicas". 

Outra novidade é o uso da rede social Instagram como canal de divulgação. O @dinapec_oficial está ativo e a partir deste mês, novembro, com atualizações constantes. A ferramenta será mais uma linha de comunicação e interação com o público-alvo da Dinapec. Na pesquisa de satisfação feita, anualmente, durante a feira, o Instagram esteve entre os aplicativos mais adotados por produtores rurais, técnicos e acadêmicos.

As dinâmicas de 20 minutos, agrupadas em roteiros tecnológicos, permanecem. Sistemas integrados, manejo de pastagens e cultivares forrageiras, ovinocultura, melhoramento animal, produção de novilho precoce e agricultura familiar estão entre os assuntos confirmados, assim como, a oferta de oficinas gratuitas com temas a definir. 

O lançamento oficial da Dinapec 2019 está programado para dezembro, com data a confirmar. Os interessados em visitar os 32 hectares da Dinâmica em grupos organizados ou individualmente já podem organizar-se. A vitrine está localizada na Avenida Rádio Maia, 830, zona rural, saída para Aquidauana, capital sul-mato-grossense. Informações: www.dinapec.com/2019.

Redação: Dalízia Montenário de Aguiar (MTb 28/03/14/MS), jornalista Embrapa
Foto divulgação

--
Núcleo de Comunicação Organizacional - NCO
Embrapa Gado de Corte
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Campo Grande/MS

gado-de-corte.imprensa@embrapa.br
Telefone: +55 67 3368-2142 / 2144 / 2203
www.embrapa.br | twitter.com/embrapa | twitter.com/GadodeCorte
www.facebook.com/embrapa | www.facebook.com/gadodecorte

CNC - Balanço Semanal de 12 a 16/11/2018


Balanço Semanal
XLIV - Novembro 2018

Em função do feriado da Proclamação da República do Brasil, em 15 de novembro, o CNC antecipa para hoje a distribuição de seu balanço semanal. Entre os assuntos, tratamos de nossa participação na Conferência Global de Sustentabilidade do Café, o fato de o CNC representar os produtores no Conselho da GCP e a atualização da liberação dos recursos do Funcafé.

Atenciosamente, 
Silas Brasileiro
Presidente Executivo CNC
CNC - Sede Brasília (DF)
SCN Qd. 01, Bloco C, nº 85, Ed. Brasília Trade Center - Sala 1.101 - CEP: 70711-902
Fone / Fax: (61) 3226-2269 / 3342-2610
E-mail: imprensa@cncafe.com.br

      

BSCA: barista é campeã mundial utilizando café produzido no Brasil


Barista é campeã mundial utilizando café produzido no Brasil

A representante da Suíça, com um café produzido no Cerrado Mineiro, preparou a melhor bebida pelo método filtrado e sagrou-se campeã mundial de Brewers Cup


Pela primeira vez na história, o Brasil sediou quatro campeonatos mundiais de barismo: World Brewers Cup Championship, World Cup Tasters Championship, World Coffee in Good Spirits Championship e World Latte Art Championship. As competições ocorreram dentro da programação da Semana Internacional do Café (SIC), realizada de 7 a 9 de novembro, em Belo Horizonte (MG), e foram possíveis graças aos esforços da organização do evento em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que trouxeram os certames através do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation".

Também de maneira inédita, a campeã do World Brewers Cup Championship, a representante da Suíça, Emi Fukahori, venceu a competição com um café produzido 100% no Brasil, na região do Cerrado Mineiro, sendo esse um feito histórico para nosso país. Ela foi a competidora que preparou o melhor café pelo método filtrado e manual, fazendo uso de suas técnicas e habilidades para extrair o melhor do produto coado. Neste campeonato, o representante nacional foi o campeão brasileiro Léo Moço, que finalizou o mundial em 34º lugar.

Em 2018, o degustador que mais demonstrou conhecimento na distinção de cafés foi o representante da Austrália, Yama Kim, que se sagrou vencedor do World Cup Tasters Championship. O brasileiro Carlos Henrique da Silva, campeão nacional da categoria, encerrou a competição em 11º lugar e alcançou a melhor colocação do país nos mundiais realizados em Belo Horizonte.

O World Coffee in Good Spirits Championship analisou o desempenho dos baristas no preparo do café com drinques alcoólicos e outros ingredientes que harmonizam com a bebida quente ou fria. A melhor performance, este ano, ficou com Dan Fellows, do Reino Unido, que levou o título da competição. O Brasil foi representado pelo campeão nacional Ariel Todeschini da Motta, que encerrou o campeonato na 21ª colocação.

A quarta competição mundial inédita realizada no Brasil foi o World Latte Art Championship, que evidencia a habilidade do barista em realizar desenho com leite no café. O destaque da competição foi o malaio Irvine Quek Siew Lhek, que superou dezenas de competidores e sagrou-se vencedor. O Brasil foi representado pelo campeão nacional Daniel Acosta Busch, que encerrou o campeonato na 29ª posição.

Os Campeonatos Mundiais de Barismo são organizados pela World Coffee Events (WCE), empresa que responde à Specialty Coffee Association (SCA), a Associação de Cafés Especiais mais relevante do mundo. Segundo a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, o objetivo das competições é agregar a comunidade internacional apaixonada pelo café e mostrar como o mercado tem profissionais diferenciados no preparo da bebida mais querida do planeta.

"A realização dos campeonatos mundiais no Brasil é uma grande conquista, uma verdadeira honra! Recebemos centenas de baristas de dezenas de países e disponibilizamos uma estrutura espetacular, atendendo às expectativas dos competidores, que puderam dedicar sua atenção total nas competições, dando o melhor de si", comenta.

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation" é desenvolvido em parceria pela BSCA e pela Apex-Brasil e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá até maio de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
A SIC é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (Seapa) e da Codemig. De 7 a 9 de novembro, reuniu, no Expominas, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolveu cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias, foram realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

Em 2018, o evento recebeu os mundiais de barista "World Coffee in Good Spirits Championship", "World Latte Art Championship", "World Brewers Cup" e "World Cup Tasters Championship", organizados pela World Coffee Events e com o National Body da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Mais informações para a imprensa
BSCA – Assessoria de Comunicação
Paulo André Colucci Kawasaki
(61) 98114-6632 / ascom@bsca.com.br
BSCA - Brazil Specialty Coffee Association
Telefones: (35) 3212-4705 / 3212-6302
E-mail: ascom@bsca.com.br

CNC - Balanço Semanal de 29/10 a 02/11/2018


Balanço Semanal
XLI - Outubro 2018

Nesta semana mais curta em função do feriado de Finados, o Balanço do CNC destaca a realização do 2º Fórum Mundial de Produtores de Café, que ocorrerá no Brasil, e traz informações a respeito do 2º Prêmio Café Brasil de Jornalismo.

Atenciosamente,
 
Silas Brasileiro
Presidente Executivo CNC
CNC - Sede Brasília (DF)
SCN Qd. 01, Bloco C, nº 85, Ed. Brasília Trade Center - Sala 1.101 - CEP: 70711-902
Fone / Fax: (61) 3226-2269 / 3342-2610
E-mail: imprensa@cncafe.com.br

      

sexta-feira, novembro 09, 2018

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog