Iniciativa busca melhorar os rebanhos bovinos da região.
No dia 13 de dezembro, na Fazenda Experimental Lageado, das 8h às 17h, acontece uma feira de touros registrados pelo Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
O objetivo é dar continuidade a transferência de genética superior dos planteis de bovinos para os rebanhos dos pecuaristas da região de Botucatu, pela da aquisição de touros melhoradores puros de origem (PO) com Registro Genealógico Definitivo (RGD), o certificado que atesta a condição de PO e o atendimento dos padrões da raça, tanto em características morfológicas, reprodutivas como em ganho de peso.
Durante a feira serão comercializados touros das raças zebuínas, com idade entre 18 e 42 meses, exame andrológico positivo (que atesta que o animal é fértil e está apto a ser bom reprodutor) e exames sanitários em dia. “Os produtores negociarão livremente com os criadores que estarão lá para comercializar seus produtos. Agentes financiadores estarão presentes para facilitar o crédito para aquisição dos touros”, explica Eric Costa, gerente do escritório técnico regional da ABCZ, em Bauru, e supervisor do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) para São Paulo e sul do Brasil.
Para a professora Cyntia Ludovico Martins, do Departamento de Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, a continuidade da realização do Seminário e da Feira é importante também para a unidade. “O evento abre as portas da nossa Faculdade para a comunidade e o setor produtivo pecuário bovino e permite a troca de informações, experiências e tecnologias entre nossos alunos e os produtores rurais. Trata-se de uma iniciativa de extensão, com reflexos positivos no ensino e na pesquisa”.
Durante a Feira, das 10h às 12h, acontecerá um seminário com palestras sobre o Pró-Genética, manejo de touros e manejo nutricional. A atividade acontecerá no Auditório da Supervisão das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), na Fazenda Lageado.
A iniciativa vem ao encontro de uma demanda da Secretaria do Verde do município e das ações da Cati voltadas para uma pecuária de baixo carbono, ou seja, um sistema produtivo mais eficiente e sustentável.
A realização do evento conta com a parceria de Sindicato Rural de Botucatu, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), FMVZ/Unesp, FCA/Unesp, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Agência Paulista de Tecnologia para o Agronegócio (Apta), Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, Sebrae/SP, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Secretaria do Verde da Prefeitura Municipal de Botucatu, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Nutrir Empresa Júnior de Nutrição de Ruminantes.
Mais informações: ABCZ/Bauru pelo telefone (14) 3214-4800 e e-mail: tecnico138@abcz.org.br e Departamento de Produção Animal da FMVZ pelo telefone (14) 3880-2944/2961 e e-mail: cludovico@fmvz.unesp.br
FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - UNESP - CÂMPUS DE BOTUCATU/SP
Assessoria de Imprensa
Fone (14) 3880-2240
Nenhum comentário:
Postar um comentário