Nesta manhã, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural recebeu o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para discutir as consequências econômicas e sociais da Operação Carne Fraca no setor agropecuário.
O deputado Afonso Hamm, que foi o autor do requerimento de convite para reunião, destacou a forma transparente com que o processo foi conduzido pelo governo federal e reforçou que a manifestação do ministro é importante para esclarecer a população brasileira sobre as medidas tomadas. “A seriedade com que o assunto foi tratado transmitiu segurança com relação à qualidade da carne distribuída tanto no mercado interno quanto para a exportação”, afirmou.
Outro assunto sublinhado pelo parlamentar diz respeito aos reflexos da operação na pecuária do país. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a queda no preço da arroba e do quilo do boi gira em torno de 7% em comparação ao valor comercializado antes da deflagração da Carne Fraca. Ele concluiu pedindo o fortalecimento das ações do Ministério para recuperar os preços no mercado interno e retomar as exportações.
Durante a reunião, Hamm ainda comentou sobre os projetos de fomento que estão sendo desenvolvidos pelo setor da ovinocaprinocultura no Estado, em parceria com o Ministério da Agricultura, e reforçou o pedido para a retenção de matriz e as novas faixas de créditos sejam contempladas no Plano Safra 2017.
Maggi ressaltou as providências que foram tomadas pela vigilância sanitária e afirmou que o trabalho de reconquistar a confiança dos mercados é desafiador e deve ser feito com clareza e pró-atividade.
A operação, deflagrada pela Polícia Federal em março, apura o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura em um esquema criminoso envolvendo licenças e fiscalização de frigoríficos.
Jornalista responsável – Gilkiane Cargnelutti MTB 15.929
Nenhum comentário:
Postar um comentário