Vejam esta foto de Werther Santana, publicada no Estadão deste sábado.
Debaixo de cada uma dessas barracas, há um petista. Ave! Eles participam neste fim de semana de um “camping digital” para organizar a guerrilha virtual contra os reacionários, entendem? Estão lá para aprender a fazer blogs, perfis nas redes sociais, militância em suma. Podem se preparar: a partir de segunda ou terça-feira, certamente aumentará muito o teor de trolagem na rede. São especialistas nisso. É alguém expressar uma opinião com a qual não concordam, tem início o festival de agressões, de baixarias, de demonização. Também fazem patrulha organizada dos meios de comunicação.
Essa coisa de “exército” organizado para defender pontos de vista me remete sempre a coisas como estas:
Uma das imagens dispensa comentários elucidativos. A outra retrata meninos da Juventude Fascista fazendo exercícios.
Na reportagem do Estadão, um dos participantes explica: “Hoje, um idiota de direita com cinco milhões de seguidores faz um estrago que não conseguimos conter com nossos militantes”. Por isso o partido decidiu reunir a sua “juventude”. Ah, entendi. O exército virtual está sendo montado para enfrentar “os idiotas de direita”.
Leio na reportagem que este blog — ou, quem sabe, o blogueiro — preocupa alguns membros da Juventude Petista. Uma das militantes virtuais explicava por que Dilma usou uma expressão de Valeska Popozuda no Facebook nestes termos:
“A gente não quer atrair só o pessoal da esquerda; queremos atrair a direita. Queremos atrair a juventude. Quem atrai a juventude? A Valeska Popozuda! Mas sou contra o pancadão político, bater por bater. Bloqueie quem te agredir. É melhor você eliminar uma pessoa agressiva do que alimentar o ódio dela. Se chamar de petralha, nem precisa responder!”.
Pô, eu nem sabia que essa palavrinha doía tanto. E olhem que já expliquei mais de uma vez: nem todo petista é petralha, mas todo petralha é petista. Ou por outra: o petralha é um tipo de petista que justifica o assalto aos cofres públicos em nome da causa.
Evidentemente, a palavra teria caído no vazio se isso não acontecesse com escandalosa frequência no país, certo? Em vez de cair, foi parar no “Grande Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa”.
Verbete “petralha” no Grande Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa
Pronto! Hoje é dia de odiar mais um pouquinho Reinaldo Azevedo, debaixo daquelas barracas. Imagino como deve ser à noite, com todos aqueles petistas pensando e rimando ao mesmo tempo… Estou a muitos quilômetros de São Paulo, mas sinto daqui…
Em São José dos Campos (SP), 2 mil inscritos se preparam para atuar com redes sociais na eleição
Fernando Gallo - O Estado de S.Paulo
A um custo de R$ 400 mil, o PT começou ontem a treinar militantes do partido para aumentar e capacitar o time do partido que faz política nas redes sociais. Em um "camping digital" que ocorre até amanhã à noite em São José dos Campos, no interior paulista, cerca de 2 mil inscritos participam de debates, palestras e oficinas que têm por objetivo formar o exército virtual da sigla que vai atuar nas eleições de outubro.
Em sua maior parte instalados em barracas do camping, dentro de um clube da cidade, os petistas começaram a chegar para o evento na noite de sexta-feira. São uma mescla de jovens e adultos, de diversos Estados: uns familiarizados com a rede e dispostos a discutir estratégias e outros que ainda engatinham no mundo digital. Entre os campistas, vereadores, assessores parlamentares e militantes em geral. Poucos portavam netbooks ou outros gadgets (aparelhos eletrônicos portáteis).
Nos três dias, frequentarão eventos que vão da tecnologia - "como usar um editor de imagens", "como formar e articular redes", "fotografia para o ativismo" - às estratégias -"como fazer seu blog acontecer", "meme, como fazer um viral" -, passando pelo conteúdo -"novos movimentos de juventude, manifestações globais e as novas utopias pós-capitalistas" e "reforma política e a crise da democracia representativa".
Ontem pela manhã, em uma das tendas, duas militantes virtuais do PT ensinavam como criar e gerenciar um perfil no Facebook e no Twitter. Kátia Figueira instruiu os presentes a separar as postagens pessoais das profissionais. "Como pessoa, você pode até falar da novela. Como partido, não", sustentou. Alguém quis saber, então, o que ela achava do perfil oficial da presidente Dilma Rousseff no Facebook ter compartilhado, no início do mês uma animação da presidente mandando um "beijinho no ombro", como no hit da funkeira Valeska Popozuda.
"A gente não quer atrair só o pessoal da esquerda, queremos atrair a direita. Queremos atrair a juventude. Quem atrai a juventude? Valeska Popozuda", disse ela. "Mas sou contra o pancadão político, bater por bater! Bloqueie quem te agredir. É melhor você eliminar uma pessoa agressiva do que alimentar o ódio dela. Se chamar de petralha, nem precisa responder!"
Em outra tenda, jovens militantes do partido falavam sobre a importância de articulação nas redes. "Temos que nos sensibilizar que aquele é o novo espaço em disputa. "Hoje um idiota de direita com cinco milhões de seguidores faz um estrago que não conseguimos conter com nossos militantes", disse o palestrante Tiago Pimentel.
Uma campista pediu a palavra e relatou que uma colega de partido criou uma página no Facebook com o mote do "Volta, Lula". "Aquela página pode ser um tiro no pé. Se estamos querendo Lula de novo, é porque a Dilma não deu certo. Se a Dilma não deu certo, por que o (Alexandre) Padilha (pré-candidato petista em São Paulo) vai dar? Se a gente massificar aquela página, a mídia pode falar 'nem o PT está se entendendo.'"
O secretário estadual de comunicação do PT, Aparecido Luiz da Silva, o Cidão, rechaçou o termo "guerrilha" que tem sido usado para se referir à formação digital da militância. "Dizem que estamos contratando gente. Não pagamos ninguém. O PT já é uma rede social muito antiga. É um partido que tem capilaridade.".
A militância virtual petista se reúne nesta sexta-feira até domingo, em São José dos Campos, no interior paulista, para o primeiro encontro digital do partido. Serão três dias de oficinas sobre tecnologia, inovação e redes sociais, com palestrantes como Jeferson Monteiro, criador do personagem Dilma Bolada, e o escritor Fernando Morais. Aos moldes das feiras de tecnologias conhecidas como Campus Party, o Camping Digital do PT, que deve reunir duas mil pessoas, também será um evento político.
Já estão confirmados para uma oficina no sábado à noite quadros do PT, como o ex-ministro da Saúde e pré-candidato ao governo paulista, Alexandre Padilha, o senador Eduardo Suplicy e o presidente nacional do partido, Rui Falcão. O ex-ministro Franklin Martins, que coordena a comunicação da pré-campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição, encerra o ciclo de palestra no domingo com a oficina: Análise: "Internet, informação e disputa política".
As oficinas vão desde a criação de blogs e perfis em redes sociais até instruções para utilização de chaves criptográficas, utilizadas para troca de mensagens confidênciais pela internet. Além das oficinas, estão previstas atividades artísticas como um show do Racionais MC's e do Teatro Mágico.
O presidente estadual do PT de São Paulo, Emidio de Souza, explica que a iniciativa não é nova, mas o formato sim:
- Desde 2010, o PT tem dado uma atenção especial à atuação da militância virtual. Fazemos desde então rodadas periódicas de encontro nos diretórios regionais para falar de como podemos fazer política pelas redes sociais - explicou.
O Camping Digital foi organizado pelo diretório estadual do PT paulista e tem como um dos objetivos formar a militância e destacar a importância do conhecimento nas novas mídias. O evento tem custo estimado entre R$ 300 mil a R$ 500 mil para diretórios do PT Estadual e Nacional.
Evento de três dias em São José dos Campos prepara militância para atuar durante as eleições
O PT segue nesta sexta-feira (18) a preparação de seu ‘exército´ de militantes para atuar na internet durante as eleições deste ano. Realizado em São José dos Campos (SP), o 'Camping Digital' espera reunir pelo menos 1,5 mil participantes e tem programação até domingo (20), quando será encerrado com um show dos Racionais MC´s.
Entre as atividades oferecidas para os militantes estão oficinas com temas como “Como engajar por meio do humor”, ministrada por Jeferson Ribeiro, o criador da personagem Dilma Bolada, e debates como o organizado pela jornalista Maria Inês Nassif e pelo escritor Fernando Morais: “Como as elites e a mídia desconstroem a verdade dos fatos”.
As oficinas e debates também contam com blogueiros como Miguel do Rosário, do Blog do Cafezinho, e Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, ambos entre os jornalistas que entrevistaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada. Eles aparecem no último dia do roteiro do evento, indicados como responsáveis pela “Análise” que vai tratar de “Midialivrismo e Blogosfera – o papel da blogosfera diante da mídia”.
Antes do camping, o PT já ofereceu três oficinas de treinamento para militantes. As direções regionais do partido no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte — alguns dos maiores colégios eleitorais do País — organizaram a capacitação para que os adeptos do partido saibam como atuar nas redes de forma a reverberar as propagandas da legenda.
Estima-se que os partidos políticos devem mobilizar algo em torno de 90 mil ativistas para as eleições de outubro. O PSDB, por exemplo, deve capacitar 9.000 internautas até maio, para colaborar com a campanha do senador Aécio Neves (MG) à Presidência.
Barracas montadas no clube Luso para abrigar os militantes petistas. Foto: Marcelo Caltabiano
Encontro acontece até domingo no Clube Luso-Brasileiro e serve para preparar militância ao uso das redes sociais
São José dos Campos
Pelo menos 2.000 pessoas são esperadas para o “Camping Digital”, megaevento que o PT promove de hoje a domingo no Clube Luso-Brasileiro, em São José dos Campos.
Um dos principais objetivos do encontro é preparar a militância do partido para usar as redes sociais de comunicação na campanha eleitoral deste ano.
Com o apoio das direções nacional e estadual, o PT vai reunir no Luso especialistas em comunicação e em redes sociais, além de estrelas do próprio partido.
Uma das presenças mais aguardadas no evento é a do pré-candidato ao governo do Estado pela legenda, o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Ele vai participar do camping amanhã e domingo.
No sábado, por exemplo, passará o dia em contato com os militantes e à noite participará de um comício no local com outras lideranças do partido.
No domingo, Padilha irá a Aparecida para solene missa de Páscoa na Basílica Nacional, às 8h.
Coordenador geral do camping digital petista, Aparecido Luiz, o Cidão, disse que há três anos o PT promove oficinas sobre rede sociais com sua militância e filiados em todas as macrorregionais do partido no Estado. “A intenção é preparar os militantes e filiados a utilizar as ferramentas de comunicação e as redes sociais.”
Segundo ele, a ideia de realizar um evento maior surgiu para “coroar” o trabalho que tem sido feito nos últimos três anos pelo partido.
O camping digital é uma das etapas da Caravana Horizonte Paulista, lançada pelo PT para difundir a pré-candidatura de Padilha no interior do Estado.
Coordenadora regional do PT na região, a vereadora Rose Gaspar, de Jacareí, disse que há três anos a macrorregional promove encontros regionais para ensinar militantes e filiados a utilizarem as redes sociais como ferramentas de divulgação de ideias e propostas do partido.
Tendas. Segundo a coordenação do evento, foram montadas 15 tendas onde acontecerão palestras e encontros. Cada tenda tem capacidade para abrigar 50 pessoas. As palestras terão no máximo uma hora de duração.
Ao todo, serão cerca de 60 eventos nos três dias de camping digital. Haverá também programação cultural, com a apresentações musicais.
O ponto alto da programação será a apresentação de shows do Teatro Mágico e do Racionais MC’S, que acontece na noite de domingo, no encerramento do evento, segundo a programação do encontro.
Saiba mais
Encontro
PT promove de hoje a domingo o camping digital com a militância e filiados do partido
Local
O evento será no clube de campo Luso-Brasileiro, região norte de São José dos Campos
Público
Pelo menos 2.000 pessoas devem participar do evento
Estrelas
Lideranças nacionais e regionais do partido devem participar do encontro
Especialistas
O PT convidou especialistas para dar palestras sobre comunicação nas mídias sociais
Foco
Um dos principais focos do camping digital é a eleição deste ano para presidente e governador do Estado
Shows
Também haverá oficinas culturais e shows do Teatro Mágico e do Racionais MC’S
'Camping digital' do PT treina seus militantes |
O objetivo é formar um exército virtual da sigla para atuar nas eleições de outubro
Em um "camping digital", termina hoje à noite em São José dos Campos, no interior paulista, um treinamento a militantes do PT, para aumentar e capacitar o time do partido que faz política nas redes sociais. A um custo de R$ 400 mil, a sigla começou na sexta-feira (18) a treinar seus integrantes. Com cerca de 2 mil inscritos, o encontro oferece debates, palestras e oficinas que têm por objetivo formar o exército virtual da sigla, que vai atuar nas eleições de outubro.
Em sua maior parte instalados em barracas do camping, dentro de um clube da cidade, os petistas começaram a chegar para o evento na noite de sexta-feira. É uma mescla de jovens e adultos, de diversos Estados; uns familiarizados com a rede e dispostos a discutir estratégias e outros que ainda engatinham no mundo digital. Entre os campistas, vereadores, assessores parlamentares e militantes em geral. Poucos portavam netbooks ou outros gadgets (aparelhos eletrônicos portáteis).
Nos três dias, os eventos vão da tecnologia - "como usar um editor de imagens", "como formar e articular redes", "fotografia para o ativismo" - às estratégias - "como fazer seu blog acontecer", "meme, como fazer um viral" -, passando pelo conteúdo - "novos movimentos de juventude, manifestações globais e as novas utopias pós-capitalistas" e "reforma política e a crise da democracia representativa".
Na sexta-feira, em uma das tendas, duas militantes virtuais do PT ensinavam como criar e gerenciar um perfil no Facebook e no Twitter. Kátia Figueira instruiu os presentes a separar as postagens pessoais das profissionais. "Como pessoa, você pode até falar da novela. Como partido, não.”
Figueira disse que a sigla não quer atrair só o pessoal da esquerda, mas a direita. “Queremos atrair a juventude, mas sou contra o pancadão político, bater por bater! Bloqueie quem te agredir. É melhor você eliminar uma pessoa agressiva do que alimentar o ódio dela. Se chamar de petralha, nem precisa responder.”
Em outra tenda, jovens do partido falavam sobre a importância de articulação nas redes. O palestrante Tiago Pimentel disse que as redes é o novo espaço da disputa. “Atualmente, um idiota de direita, com cinco milhões de seguidores, faz um estrago que não conseguiremos conter com nossos militantes.”
O secretário estadual de comunicação do PT, Aparecido Luiz da Silva, o Cidão, rechaçou o termo guerrilha, que tem sido usado para se referir à formação digital da militância. "Dizem que estamos contratando gente. Não pagamos ninguém. O PT já é uma rede social muito antiga. É um partido que tem capilaridade."
Fonte: Diário de Sorocaba |