Consultor apresenta instalação alternativa para melhorar produtividade na pecuária de leite
Simpósio de Bovinocultura de Leite ocorre entre os dias 13 e 15 no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes
O combate ao estresse térmico para evitar a queda na produtividade nas vacas em período de transição, especialmente por conta do calor tropical brasileiro, trouxe aos holofotes um conceito muito mais amplo: o conforto. Durante o Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite, entre os dias 13 e 15 de outubro em Chapecó, o consultor Wagner Mitsuo Nagao de Abreu fala sobre Compost Barn, conceito de instalação que está chegando ao Brasil.
O simpósio reúne especialistas de todo país para discutir os desafios e apresentar as novidades aos profissionais, SC, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. As inscrições podem ser feitas no local, a valores de R$160,00 para profissionais e R$100,00 para estudantes.
A produtividade está ligada às estratégias de manejo três semanas antes e três após o parto, período de grandes mudanças metabólicas e fisiológicas, conforme Abreu.
Nas instalações Compost Barn, as camas feitas com matéria orgânica não têm divisórias. As vacas ficam soltas dentro do barracão (loose house) sobre uma cama de compostagem, que é revirada pelo menos duas vezes por dia.
"Hoje em dia, alguns produtores já se deram conta que é preciso investir nestes animais e estão construindo free-stalls. Este sistema é bem pouco comum no Brasil, mas já vem sendo usado há mais de seis anos nos Estados Unidos", afirma.
Sistemas de produção em debate
O Painel sobre Sistemas Produção dá a largada na programação científica do evento, no dia 13, com as palestras de Davi Teixeira dos Santos, PhD em Produção Integrada de Sistemas Agropecuários, Henrique Ribeiro Filho, zootecnista e professor da UDESC de Lages, e Henrique Costales, agrônomo e profissional da Cooperativa Castrolanda.
O conferencista Rodrigo Sant'Anna Alvim faz a abertura oficial com a palestra "Panorama do Setor Lácteo Brasileiro e as influências do Cenário Mundial". Alvim preside a Confederação Nacional da Agricultura e da Pecuária (CNA), programa para fortalecer a pecuária de leite no país, e a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados, no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
No segundo dia de evento, os temas em debates são: Modelo Neozelandês versus Brasileiro, Qualidade do Leite, Aspectos Nutricionais Relacionados à Qualidade do Leite, Impactos da fase de criação das bezerras no curto, médio e longo prazo e Posicionamento e Resultados de Campo de Forrageiras nas Regiões Oeste e Planalto Norte Catarinense.
As palestras sobre Nanotecnologia, Aspectos Nutricionais Relacionados para a Reprodução e Gerenciamento da propriedade encerram a programação no dia 15 de outubro.
Mais informações no www.nucleovet.com.br ou pelo telefone 49 3329 1640 com Solange.
Nenhum comentário:
Postar um comentário