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quarta-feira, maio 14, 2014

Café especial: BSCA estreita relacionamento de produtores brasileiros com compradores internacionais


- Como ação do projeto setorial Brazilian Specialty and Sustainable Coffees, entidade levou produtores e cafés especiais do Brasil à 26ª Exposição Anual da SCAA, nos EUA

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), por meio do projeto setorial Brazilian Specialty and Sustainable Coffees, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do SEBRAE, levou empresários associados e seus produtos para a maior feira do setor no mundo, a 26ª Exposição Anual da Specialty Coffee Association of America (SCAA), realizada pela entidade norte-americana em Seattle (Estados Unidos), de 24 a 27 de abril.

O estande elaborado para o evento localizou-se estrategicamente no corredor junto à entrada do pavilhão e foi um dos mais movimentados. O espaço contou com o "Espresso Bar", onde um barista americano contratado serviu dois blends compostos por café das diversas origens produtoras do Brasil. Também foram realizadas degustações da bebida filtrada, com explicações sobre cada uma das áreas produtoras brasileiras, no "Brew Bar". "Ambas as atividades suscitaram enorme interesse do público e contribuíram, dessa maneira, para fortalecer a imagem de qualidade dos cafés brasileiros junto a profissionais e consumidores de todo o mundo", comenta Vanusia Nogueira, diretora-executiva da BSCA.

A apresentação do novo mapa das origens produtoras de café no País, elaborado pela BSCA após consulta a órgãos estaduais e federais, foi o destaque da participação nacional no evento. "Sempre pensamos em avançar no que diz respeito à promoção mundial dos cafés brasileiros, assim desenvolvemos e apresentamos essa geografia para que todo o mundo conheça a diversidade do nosso parque produtivo", explica Vanusia.

O estande nacional também foi palco para o lançamento da versão em inglês do livro "Pós-colheita do café" ("Handbook of coffee post-harvest technology"), de autoria do professor Flávio Meira Borém e que contém um capítulo escrito por Silvio Leite, um dos idealizadores do concurso Cup of Excellence, e por Vanusia Nogueira. "É uma obra fundamental para se entender e por em prática os processos de pós-colheita. Entre outros pontos, aborda os trabalhos realizados no Brasil, as tendências mundiais e as metodologias de classificação de cafés commodity e specialty", relata a diretora executiva da BSCA.

Além das atividades no estande, a delegação brasileira realizou sessões de cupping três vezes ao dia, com uma delas sendo dedicadas aos cafés de "comércio justo" da Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BR Fair), que contou com o apoio do SEBRAE. A BSCA também organizou diariamente uma sessão "Taste of the Harvest", contendo 29 cafés certificados pela Associação à disposição dos participantes do evento. "Em geral, as sessões foram bastante disputadas por compradores internacionais, não apenas dos EUA, mas de todo o mundo, valendo destacar a quantidade de asiáticos que se interessaram por nossos cafés", comenta Allan Botrel, agente de mercado da BSCA.

PARTICIPAÇÃO DO BRASIL
A delegação nacional contou com cerca de 200 participantes, entre os quais 35 associados da BSCA. "O número de brasileiros interessados em estreitar relacionamentos e efetuar negócios na principal feira internacional de cafés especiais do planeta vem em uma crescente ao longo dos anos, o que amplia a visibilidade e a promoção e confirma a aceitação do produto do País internacionalmente", aponta Botrel.

SOBRE O EVENTO
A Exposição Anual da SCAA é considerada o maior evento do mundo sobre cafés especiais, tanto pelo número de expositores e visitantes, quanto por ser um ponto de encontro já consolidado entre atores-chave do setor, o que o constitui em um espaço privilegiado para relacionamento e acompanhamento de novas tendências. Este ano, a feira foi realizada em Seattle, cidade berço histórico e sede da Starbucks, o que a tornou simbólica para o surgimento e o desenvolvimento do setor de cafés especiais.


BSCA – Assessoria de Comunicação
Paulo A. C. Kawasaki

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