O plenário da Câmara dos Deputados aprovou emenda do deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) à Medida Provisória 635/13, que prorroga para fevereiro de 2015 as dívidas de produtores de laranjas vencidas entre janeiro de 2012 e fevereiro de 2015. A MP autoriza o pagamento de um adicional mensal do benefício Garantia-Safra a agricultores familiares em razão de perda de safra devido à seca.
Durante a votação, o deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) fez uma manifestação no plenário, na condição de primeiro vice-presidente da Frente Parlamentar em defesa da Fruticultura Brasileira. "Entendemos que os produtores de laranja e citrus, que não estão somente em São Paulo, mas em todo Brasil, precisam de mais garantias para a produção", sintetiza.
Hamm comenta que o Rio Grande do Sul tem uma produção direcionada para sucos e produção de laranjas e bergamotas que são destinadas ao consumo in natura. Hamm, que é autor do Projetos de Lei 7524/2010, que visa incluir as frutas e sucos regionais da época no cardápio da merenda escolar dos estudantes cadastrados na rede pública de ensino, fornecidas pelo programa de alimentação escolar nas escolas, comenta que é a fruta que resulta na qualidade de vida e é o suco que substitui os refrigerantes.
Na opinião de Hamm, a medida irá sanear as dívidas da safra de 2012 ampliando para todo país e garantindo que os citricultores sejam contemplados. "Não tenho dúvida que todos os agricultores são importantes, no entanto, a citricultura é muito estratégica porque a produção de sucos e o consumo das frutas in natura oportuniza longevidade e dá uma condição nutricional mais equilibrada, oportunizando vida mais sadia as pessoas", conclui.
VÍDEO: Confira o pronunciamento
-------------------
Jornalista responsável – Márcia Godinho Marinho – MTB 10.868
Nenhum comentário:
Postar um comentário