Os resultados da pesquisa socioeconômica da cadeia produtiva nacional de hortaliças serão lançados oficialmente durante a Hortitec 2014
Reconhecida pelo trabalho que desenvolve há 44 anos na defesa e representação do setor de sementes e mudas de Hortaliças, Flores e Ornamentais, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) realizou um novo levantamento dos dados socioeconômicos da Cadeia Produtiva de Hortaliças no Brasil. O lançamento oficial dos dados será na 21ª edição da Hortitec, a maior feira de horticultura do País, que acontece de 28 a 30 de maio, em Holambra (SP).
A pesquisa teve como referência o ano de 2012 e considerou 18 espécies hortícolas. São elas: abobrinha, abobrinha japonesa, alface, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, coentro, couve-flor, feijão vagem, melancia, melão, milho doce, pepino, pimentão, quiabo, repolho e tomate (mercado fresco). Os números foram levantados com base em dados fornecidos pelos associados da entidade, que representam 98% do setor sementeiro do País, e complementados por informações de órgãos públicos e privados, redes de hortifruti, consultorias, cooperativas, produtores e profissionais experientes do setor.
De acordo com o presidente da ABCSEM, Steven Udsen, a pesquisa realizada pela entidade tem como objetivo "fornecer subsídios para o setor investir e aprimorar ainda mais a cadeia produtiva de hortaliças no Brasil e, também, valorizar sua grande relevância econômica e social. No comparativo com os dados da pesquisa anterior (2011) é possível perceber que, embora tenha havido pouca variação quanto ao tamanho da área plantada, os índices de produtividade e lucro de comercialização aumentaram, evidenciando que a horticultura brasileira tem investido cada vez mais em tecnologia, profissionalização e qualidade técnica", pondera.
Dados do setor
A pesquisa da ABCSEM revela que o setor de hortaliças é um ramo do agronegócio em pleno crescimento e que movimenta milhões de reais anualmente, em toda a sua cadeia, do campo ao varejo. Em 2012, o volume total produzido pelas 18 espécies selecionadas foi de 19,62 milhões de toneladas. No mesmo ano, o valor comercializado em sementes de hortaliças no País atingiu os R$ 475 milhões de reais, aproximadamente, valor pago pelos produtores. Outro dado importante foi o montante de empregos gerados pelo setor, que no ano de 2012, chegou a 2 milhões de empregos no campo, utilizando em média 65.783 milhões de homens/dia, número bastante considerável quando comparado a outras culturas. Vale ressaltar que o segmento de hortaliças, por suas características de cultivo, é muito dependente de mão de obra e que a base da horticultura brasileira é a mão de obra familiar.
A pesquisa identificou ainda dados sobre os valores de comercialização das hortaliças pelo produtor, atacado e varejo; gastos totais com mão de obra e insumos agrícolas; além de um panorama sobre a produção e comércio das principais espécies e os fatores que influenciaram diretamente no aumento da produtividade e lucratividade do segmento hortícola.
O lançamento oficial da pesquisa acontecerá durante a programação da comemoração do 3º ano de atividades da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros (Pró-Horti), liderada pelo deputado federal Junji Abe, que será realizada no dia 29 de maio (quinta-feira), a partir das 14h, na Sala Amsterdam, no recinto da Hortitec.
HORTITEC 2014
Data: De 28 a 30 de maio de 2014
Horário: das 9h às 19h
Estande da ABCSEM: localizado no Setor Verde (ao lado do Casa Bella Café e via de acesso aos restaurantes e anfiteatro da feira).
Local: Recinto da Expoflora – Alameda Maurício de Nassau, 675 | Holambra (SP)
MyPress & Co. – Comunicação Corporativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário