http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/02/1412800-governo-cogita-manter-bolsista-sem-ingles-fluente-no-exterior.shtml
O governo federal cogita manter no exterior bolsistas do programa
Ciência sem Fronteiras que ainda não cumpriram os requisitos de fluência
em inglês para cursar uma universidade.
O objetivo é evitar um potencial "desgaste político" que o retorno antecipado ao Brasil poderia causar.
O objetivo é evitar um potencial "desgaste político" que o retorno antecipado ao Brasil poderia causar.
A preocupação foi levantada pelo secretário de Educação Superior do
Ministério da Educação, Paulo Speller, e apoiada por um representante da
Casa Civil na 10ª reunião do comitê executivo do programa, realizada em
27 de janeiro, em Brasília. A Folha teve acesso à ata da reunião.
O problema acontece com os bolsistas que haviam sido selecionados para
estudar predominantemente em Portugal, país que no ano passado foi
excluído do programa porque, segundo o MEC, um de seus objetivos é
"permitir que o estudante possa dominar uma segunda língua".
Eles puderam optar por participar do programa em outros países e, agora, enfrentam dificuldades com a fluência em inglês.
Atualmente, 2.449 de 9.114 alunos realocados não têm aceite garantido em
uma universidade e precisam de curso de idiomas adicional. Essa parcela
com dificuldades está nos EUA, no Canadá, na Austrália e na Irlanda.
Somente nos EUA, principal país de destino, 43% desses bolsistas
realocados precisam do curso linguístico adicional e não têm aceite
garantido na universidade.
Já os bolsistas que foram para Itália, Alemanha, França e Reino Unido
tiveram proficiência suficiente para iniciar os estudos acadêmicos.
Hoje, os bolsistas do Ciência sem Fronteiras podem passar de quatro a
seis meses no país de destino estudando a língua antes de serem aceitos
no curso acadêmico.
O problema é que, para muitos dos alunos, esse período não é suficiente
para obter proficiência na língua. Com isso, correm o risco de não serem
aprovados nas instituições de ensino.
As discussões sobre o que fazer com esses alunos ainda dividem a Capes
(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq
(Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), órgãos
que lideram o programa.
Na reunião, além da ideia de trazer os bolsistas logo de volta ao
Brasil, cogitou-se até financiar seis meses adicionais de estudos do
idioma para evitar que eles retornem sem o curso acadêmico.
No caso dos bolsistas com aceite acadêmico condicionado à extensão do
curso de língua, eles poderiam ser prejudicados por cursar somente
quatro meses de disciplinas acadêmicas no exterior. Já aqueles que não
obtiverem o aceite acadêmico correm o risco de voltar ao Brasil sem o
aproveitamento de créditos e ainda perder o início do semestre letivo.
A extensão do curso de idioma –o que permitiria que os alunos ficassem
até um ano no exterior só estudando uma nova língua– acarretaria o não
atendimento do objeto principal do Ciência sem Fronteiras, que é "o
estudo de disciplinas acadêmicas".
Além disso, a extensão representaria um gasto a mais no programa, que já está com suas contas desequilibradas.
No documento, é levantada a necessidade de mais R$ 863,6 milhões de
investimento apenas pelo governo. Como justificativa são apontados os
cursos de idiomas adicionais, variação cambial, despesas com taxas
bancárias e cartão-bolsista e reajustes contratuais. O custo inicial do
programa era de R$ 3 bilhões.