AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, setembro 03, 2004

Orgânicos Reivindicam Direitos na Lei Sobre Biossegurança

Produtores pedem acompanhamento e proteção do setor ao governo federal
Um manifesto em nome dos produtores orgânicos foi enviado à Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, externando a preocupação do setor com os rumos do projeto de lei sobre biossegurança, que em breve será colocado em votação no congresso nacional. A carta, elaborada pelo IBD - Instituto Biodinâmico e em nome de quatro mil produtores, solicita um posicionamento do governo em relação a medidas preventivas que garantam a segurança dos cultivares orgânicos, que estariam ameaçados pela possível liberação da produção e comercialização de organismos geneticamente modificados.
Entre as propostas apresentadas no projeto de lei sobre biossegurança, está a que dá autoridade à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio, amplos poderes liberar a pesquisa e o uso comercial de organismos transgênicos, sem obrigatoriedade da realização de estudos prévios de avaliação de riscos à saúde e ao meio ambiente.
Considerando os pontos abordados no projeto de lei, entre as principais reivindicações dos produtores orgânicos estão: a garantia e direito de produção e cultivo da agricultura orgânica, isenção total da responsabilidade por possíveis contaminações de lavouras orgânicas por organismos geneticamente modificados e suas conseqüências, apoio dos governos federais, estaduais e municipais as iniciativas de criação de mecanismos legais e jurídicos que permitam a existência do sistema orgânico de produção, fiscalização e informação aos consumidores sobre produtos transgênicos e controle sobre a veracidade das propagandas de corporações ligadas aos transgênicos e aos agrotóxicos.
A posição contrária do movimento orgânico, a livre produção e comercialização de transgênicos, também foi reafirmada através do diretor do IBD, Alexandre Harkaly, que cobrou à Ministra do Meio Ambiente empenho na defesa dos direitos dos agricultores orgânicos brasileiros.

Fernando Thuler
Communicação Assessoria Empresarial
(11) 3285-5410 / (11) 9996-5495

CERCA DE 3 MIL PRODUTORES VISITAM DIARIAMENTE O CENTRO TECNOLÓGICO DE PRODUÇÃO ANIMAL DA BELGO/TORTUGA NA EXPOINTER

Cerca de 3 mil pessoas estão visitando diariamente o Centro Tecnológico de Produção Animal das empresas Belgo Bekaert e Tortuga na Expointer - Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, em Esteio. O espaço, com 1.200m m2, reúne mais de 20 animais, a maioria com filhotes, mostrando diferentes etapas da produção animal, soluções e tecnologias para cercamento rural e nutrição de bovinos, suínos, ovinos, aves e peixes, assuntos de interesse do produtor rural. Quarenta técnicos das duas empresas estão a postos para dar as explicações sobre as diferentes tecnologias e processos utilizados.
Com sede em Contagem, Minas Gerais, e cinco unidades fabris no país, a Belgo Bekaert é líder da América Latina no segmento de arames para agropecuária. A Tortuga, maior empresa de nutrição e saúde animal do país, está sediada no Estado de São Paulo.
Segundo Rodrigo Carrara, da Gerência de Marketing da Belgo Bekaert, as soluções apontadas, além de serem as mais modernas em nutrição e manejo animal, também representam maior produtividade e economia para quem as utiliza.
A Belgo Bekaert está presente com alguns dos principais produtos da sua linha agropecuária, mostrando as novidades em cercamentos rurais, como a trama Belgo Fixo, maior lançamento da empresa este ano. Também apresenta os carros-chefes na linha de arames e cordoalhas, como o frutifio para a fruticultura e os arames Motto e Belval Z600.
O estande promove para os participantes da Expointer dinâmicas de manejo de cerca, instalações rurais, de nutrição e saúde animal, além de palestras.

PALESTRAS DIÁRIAS
10h – Novos Avanços da Nutrição Animal/Construção e Manejo de Cercas Elétricas
11h30 – Tecnologia de Produção de Boi Verde/Construção de Cercas
14h – A influência da Nutrição na Reprodução Animal/Construção de Currais e Mangueras
15h30 – Otimização da Produção Animal pela Nutrição/Construção e Manejo de Cercas Elétricas
Local: Centro Tecnológico de Produção Animal Belgo-Tortuga– Quadra 29 (em frente à pista de julgamento)

Jornalista Regina Perillo – 31-9128-5616 – reginaperillo@terra.com.br - Expointer – Quadra 29

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog