AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, julho 07, 2004

Adubo orgânico estimula genes do tomate

Os defensores da agricultura orgânica acabam de ganhar mais um motivo para defender essa prática. Um estudo feito por cientistas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos acaba de revelar que alguns processos gênicos do tomate são melhores regulados nas plantas que cresceram a partir de técnicas orgânicas de agricultura.
Foram detectados dez genes que funcionam melhor a partir de substâncias naturais. Entre os processos, que não tiveram uma regulação muito eficiente quando os tomates foram tratados com compostos químicos, estão alguns bastante importantes. Vários genes relacionados com o envelhecimento da planta e com a resistência a vários tipos de doença se comportaram melhor nos campos cultivados com práticas da agricultura sustentável.
O trabalho, assinado por Vinod Kumar, Douglas Mills, James Anderson e Autar Mattoo, publicado na edição de 6 de julho da Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), mostra um modelo que explica como os compostos protéicos do tomate utilizam e mobilizam no campo, com mais eficiência, as moléculas de carbono e nitrogênio presentes nos adubos naturais. E, como conseqüência desses processos biomoleculares, aqueles tomates se tornam mais resistentes e com mais tempo de vida.
Os resultados obtidos pelo grupo norte-americano dão importantes evidências de que as práticas de agricultura sustentável são viáveis. Além disso, a identificação inédita de genes que funcionam de forma diferente na agricultura sustentável e na tradicional (com o uso de adubos químicos) também pode abrir novas linhas de pesquisas científicas, comprometidas com a conservação ambiental.


Fonte: Agência FAPESP

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog