AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, junho 11, 2004

CONAB VISTORIA PLANTAÇÃO DE ASSENTADOS

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou uma experiência inédita recentemente. Dezoito técnicos que fazem o acompanhamento conjuntural de mercado e participam do levantamento da safra agrícola percorreram, numa semana, 146 assentamentos agrícolas situados no Distrito Federal e região do entorno. Nesse período, eles conheceram os principais entraves à implantação da agricultura familiar nos assentamentos do cerrado, como falta de estrutura agrícola, manejo da terra, produtividade e efeitos danosos das pragas e do clima.
Seguiram 15 roteiros, contemplando 106 assentamentos de Goiás, 39 de Minas Gerais e um do Distrito Federal. Todos os assentados foram inscritos no programa de Compra Antecipada da Produção da Agricultura Familiar – CPR Alimento no final do ano passado.
O objetivo era verificar a aceitação e o desenvolvimento do programa que gera renda para o pequeno agricultor. A especialização dos técnicos uniu-se à prática no campo, onde há assentamentos que chegam a ter cerca de 200 grupos familiares, beneficiando mais de 2 mil famílias.
Há dificuldades, reconhecem os técnicos, como as longas distâncias, estradas mal conservadas, falta de estrutura, de energia elétrica, de máquinas e a própria desinformação do assentado. Mambaí e Sítio da Abadia, dois assentamentos típicos, situados no extremo norte goiano, próximo à Bahia, têm muito desses problemas.
A maior parte dos produtores, no entanto, segundo os analistas, é favorável à continuidade na participação no programa. Eles levam em conta o pioneirismo da medida no Cerrado, mesmo em meio às perdas de algumas lavouras, resultado dos efeitos das fortes chuvas, de pragas ou da escolha errada da espécie plantada.
Para o coordenador dos roteiros, Marco Antônio Carvalho, uma nova orientação e ajustes poderão melhorar a atuação do programa e a colheita dos produtos, principalmente de mandioca, cultivar preferida pelos agriculturores pela rusticidade de plantio e o bom preço no mercado.
Esta atuação da Conab integra uma ação conjunta dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão que formam o grupo gestor do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O PAA apresenta-se como programa de estruturação do Fome Zero, sendo implementado com recursos financeiros do Ministério do Desenvolvimento Social, repassados por meio de convênio à Conab, a quem cabe a execução.

Fonte: CONAB

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog