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segunda-feira, abril 19, 2004

Ouro Fino apresenta nova estrutura na Agrishow

Empresa amplia atuação e investe no mercado de sementes e cuidados domésticos

A Ouro Fino, empresa 100% brasileira que atua no segmento de medicamentos para saúde animal, passa agora a ser o “Grupo Ouro Fino” e foi reestruturada em cinco unidades de negócios: Ouro Fino Saúde Animal, Ouro Fino Animal Health, Ouro Fino Bem-Estar Animal (Pet), Ouro Fino AgroSciences e Ouro Fino Cuidados Domésticos. A novidade será apresentada na Agrishow 2004 (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), entre os dias 26 de abril e 1º de maio, em Ribeirão Preto.
A reestruturação é resultado da política de dinamismo e agilidade adotada pela empresa de Ribeirão Preto. Com as novas unidades, a Ouro Fino amplia seu foco de atuação e passa a investir com força em mercados promissores, como o de sementes forrageiras e o de produtos para cuidados domésticos.

As novas unidades
A Ouro Fino Saúde Animal é a unidade que representa a maior parte do faturamento do Grupo. É a responsável pelo segmento que a empresa iniciou no mercado há 17 anos, a área conhecida como “Grandes Animais”, que atua no desenvolvimento e comercialização de produtos veterinários para bovinos, eqüinos, ovinos, caprinos, aves e suínos.
De acordo com o diretor comercial da Ouro Fino Saúde Animal, Carlos Henrique Henrique, a unidade espera este ano um crescimento de 30%. Para atingir esse desempenho vai lançar cerca de 25 produtos até o final do ano e consolidar um dos produtos de destaque em 2003, o carrapaticida Colosso, que foi o responsável por grande parte das vendas em saúde animal. “Nosso objetivo é um aumento de 50% de venda do Colosso neste ano e um bom desempenho da unidade no mercado com a linha de nutrição para aves e suínos, que iremos lançar”, explica.

Tecnologia em sementes
O mercado de sementes forrageiras, utilizadas em pastagem, é um novo segmento no qual a Ouro Fino resolveu investir. Para isso, criou a Ouro Fino AgroSciences, que começou a se estruturar em janeiro do ano passado para atender tanto o mercado interno quanto o externo, de acordo com o gerente técnico da unidade, Ailton Aparecido Ongilio.
Segundo dados do Ministério da Agricultura, o volume comercializado de sementes forrageiras no Brasil chega a 98 mil toneladas/ano. Já as empresas brasileiras exportam atualmente cerca de 5,8 mil toneladas/ano.“Esse é um mercado em expansão, especialmente o internacional, e o potencial da Ouro Fino é grande, com produtos competitivos, de qualidade e tecnologia avançada”, diz Ongilio.
Por ser um segmento em que a alta tecnologia em todo o processo produtivo é essencial, a Ouro Fino AgroSciences também vem investindo fortemente em parcerias. Uma delas é com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Outra parceria é com a Unipasto, uma associação de 43 empresas do segmento que investem nas pesquisas feitas com a Embrapa. O objetivo desta parceria é a exclusividade de novas variedades de sementes.

Fim das pragas
A Ouro Fino Cuidados Domésticos está no mercado desde agosto de 2003 e comercializa produtos que visam, especialmente, controlar as pragas domésticas, como ratos, baratas, formigas e moscas. A unidade, no entanto, também tem produtos voltados ao segmento profissional.
O gerente da unidade, Davi Serrão Mitt, diz que esse é um mercado sazonal, com pico de vendas entre setembro e março, ou seja, em épocas de clima mais quente. “Essa particularidade exige da empresa a elaboração de estratégias de negócios nos outros períodos do ano”, explica.
Um dos lançamentos da linha Cuidados Domésticos é o Colosso Formicida Gel, produto que será um aliado no controle das formigas caseiras, um problema que afeta o ambiente doméstico e que pode trazer danos à saúde das pessoas. O produto vai revolucionar o mercado de formicidas, pois foi desenvolvido a partir do comportamento do inseto e dos problemas encontrados no ambiente doméstico.
Para este ano, a unidade prevê o lançamento de aproximadamente 15 produtos, como gel baraticida, inseticida líquido e aerosol para pulverização de cozinhas, isca granulada para jardinagem, isca mosquicida, entre outros.

Pet em alta
A Ouro Fino Bem-Estar Animal (Pet) é outra unidade que teve uma importante participação nos resultados de 2003. Segundo o diretor, Luis Claudio Sinelli, a linha Pet representou 10% do faturamento da empresa e a intenção é que, em 2004, o crescimento seja de 70% em relação a 2003. A unidade vai lançar dez produtos neste ano e, com uma estratégia comercial e de marketing agressiva, pretende entrar em segmentos importantes do mercado Pet.
O mercado Pet brasileiro movimenta anualmente cerca de R$ 130 milhões e tem crescido 18% em média nos últimos anos. Atuando desde 2000 com a linha Pet, a Ouro Fino já obteve 4% de participação neste mercado e a idéia é que este índice chegue a 6% nos próximos anos.

Mercado externo
Outra aposta importante da Ouro Fino é a exportação. A empresa é uma das que mais exporta. A potencialidade desse mercado será ainda mais explorada nos próximos anos pela unidade Ouro Fino Animal Health. De acordo com o diretor, José Adolfo Trevelin, o mercado externo representou 12,5% do faturamento da empresa em 2003 e a expectativa é que este índice chegue a 15% neste ano.
Hoje, a empresa exporta para 24 países da América Central, África e Oriente Médio. A expectativa é consolidar o mercado africano em 2004 e, posteriormente, buscar novas oportunidades nos Estados Unidos, Europa e Austrália.

Assessoria de Imprensa
Com Texto – Comunicação e Marketing
Contato: Rodrigo de Souza Pinto e Kelly Figueiras
Telefone: (16) 3911-5501 / (16) 3911-5512

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