AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, abril 07, 2004

Canadá ordena matança de aves

Dezenove milhões de galinhas, perus e outras aves serão exterminados no Canadá com o objetivo de impedir a disseminação da gripe de aves
A medida preventiva, anunciada pelo governo canadense na última segunda-feira, visa a não permitir que a doença, detectada na localidade de Fraser Valley em fevereiro, se alastre pelo país.
Exames confirmaram que dois homens contraíram a gripe de aves na localidade depois de manipularem galinhas doentes. A confirmação levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a pôr o Canadá no mesmo nível de alerta para pandemia em que se encontram países asiáticos afetados por um outro tipo de gripe de aves.
- Dado que a gripe de aves se espalha rapidamente está claro que medidas mais agressivas são necessárias para controlar a doença - justificou o ministro da Agricultura, Bob Speller.
O vírus isolado no Canadá, o H7N3, apresenta sintomas mais brandos em pessoas do que o H5N1, atualmente em circulação na Ásia, responsável por 34 infecções em humanos e 23 mortes.
Não há indícios até agora de que o vírus esteja sendo transmitido entre humanos, de acordo com informações veiculadas no site do Ministério da Saúde do Canadá. Esse tipo de transmissão seria muito perigosa porque permitiria uma disseminação mais ampla da doença.

Doença foi confirmada em 18 fazendas desde fevereiro
Medidas inicialmente tomadas para impedir a disseminação do vírus desde que ele foi detectado falharam até agora. Ele se espalhou por toda a região de Fraser Valley - onde estão concentradas 80% das criações de frango da Colúmbia Britânica. Em 2 de abril, já havia sido detectado por autoridades sanitárias canadenses em 18 fazendas: 12 delas na área considerada de alto risco, quatro na região de vigilância e duas na área de controle.
A matança anunciada inclui os animais de todas as granjas comerciais e as criações domésticas na área de controle de Fraser Valley. Os donos das granjas estão sendo legalmente requisitados a controlar o acesso a suas dependências e adotar medidas preventivas para impedir a disseminação da gripe.
- Ao estabelecer a área de controle, juntamente com o extermínio de aves, o ministro está pondo em prática medidas efetivas para garantir que a doença não se espalhará pela Colúmbia Britânica - afirmou o veterinário Jim Clark, em entrevista ao jornal 'The Globe and Mail'.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog