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terça-feira, março 30, 2004

INACERES Compra a UNACAU e Ganha Liderança na Produção de Palmito Cultivado no Brasil

Dando continuidade ao processo de expansão no setor de alimentos, a INACERES (empresa fruto da joint-venture entre a brasileira Agroceres e a equatoriana Inaexpo) anuncia a aquisição da divisão de palmito da UNACAU – tradicional companhia baiana e uma das principais produtoras de palmito cultivado do país. Fundada em 1978, a UNACAU atua no segmento de cacau, café e palmito.
A compra, que mereceu investimentos na ordem de R$ 9 milhões, envolveu as plantações de palmito cultivado, localizadas no município de Una, no sul da Bahia, e o portfólio de marcas da UNACAU, com destaque para as marcas Golden Palm e Palmad’oro já amplamente conhecidas no mercado nacional e presentes nas principais redes de supermercado do país. A área de cultivo de palmito adquirida corresponde a 450 hectares, com aproximadamente 2,25 milhões de palmeiras.
Com essa aquisição, a Inaceres aumenta sua capacidade própria de produção e comercialização de palmitos cultivados para 10 mil caixas/mês ou 80 contêineres/ano e passa a ser a empresa alimentícia líder na produção e comercialização de palmito cultivado de alta qualidade no Brasil. Setor em que pretende introduzir novos conceitos e tecnologias.
Visando tanto o mercado interno quanto o externo, a Inaceres espera quadruplicar sua produção atual. Para isso, vem desenvolvendo parcerias com produtores da região da Bahia. Nesse programa de parceria e integração, comum em outras cadeias produtivas, a empresa fornece aos seus integrados todo o pacote tecnológico para o cultivo do palmito de alta qualidade, além da garantia de compra das hastes produzidas.
A Inaceres iniciou suas atividades em 2001 e desde então vem introduzindo novos conceitos e tecnologias ao mercado, posicionando-se como uma empresa alimentícia que investe constantemente em pesquisa nas áreas de produção, industrialização e comercialização de palmito cultivado de alta qualidade.
Para isso, a empresa conta com a experiência de suas controladoras. De um lado, a Agroceres – empresa tradicional do agronegócio brasileiro, com forte cultura em qualidade e pesquisa de ponta e do outro, a INAEXPO – empresa líder mundial em exportação de palmitos cultivados de alta qualidade, com mais de 30% do mercado mundial. Seus produtos estão fortemente presentes em dezenas de países, entre eles: os Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Alemanha, Espanha e Japão.

Sobre a Inaceres
Essa companhia é resultado da união da empresa brasileira AGROCERES com a equatoriana INAEXPO. Juntas, desenvolvem no Brasil o conceito do palmito cultivado de alta qualidade visando atender as expectativas do consumidor interno e externo, cada vez mais exigente em produtos de alta qualidade, saudáveis e ambientalmente corretos.
A Inaceres já investiu cerca de R$ 15 milhões no negócio de palmitos cultivados de alta qualidade. Sua plantação de palmito também está localizada no Estado da Bahia, no município de Uruçuca, cerca de 30 quilômetros de Ilhéus. São 300 hectares de plantação, com 1.8 milhão de palmeiras.
Com mais de 58 anos, o Grupo Agroceres é uma organização sólida no agronegócio nacional, com empresas consolidadas nos segmentos de nutrição animal, melhoramento genético de suínos e aves, sementes e iscas formicidas.
Já a Inaexpo pertence ao Grupo Pronaca, um dos maiores grupos do setor de alimentos do Equador, fundado em 1957. É uma empresa mundialmente reconhecida por sua liderança tecnológica, sendo a líder nas exportações mundiais de palmito cultivado, com mais de 30% de participação do mercado mundial.
A cultura voltada para qualidade e o perfil inovador comum às duas empresas favoreceram a parceria e a soma dos expertises. Para se ter uma idéia, a Agroceres possui 3 certificados ISO 9001, além da única granja de suínos das Américas com certificado ISO 14001. No caso da INAEXPO, seu palmito cultivado é aprovado e reconhecido pelas mais importantes companhias auditoras de processos alimentícios do mundo (FDA - Food and Drug Administration, a Bureau Veritas, a Campden, da Inglaterra e outros) e é vendido em tradicionais redes de supermercados, como o Carrefour, Casino e Promodes da Argentina e França; Intermache na França; Jumbo na Argentina e Chile; e Walmart.

Mercado de Palmito
O mercado mundial de palmito movimenta cerca de 2,5 mil contêineres por ano. O Brasil já foi líder absoluto nas exportações de palmito, com mais de 60% do mercado mundial, no início da década de 90. De lá pra cá o Brasil vem perdendo consideravelmente sua participação nesse mercado. Para se ter uma idéia, em apenas 7 anos, o Brasil passou de 36% do mercado mundial para os atuais 11%.
O principal fator dessa perda de mercado foi a entrada do palmito cultivado no mercado mundial. Um produto de maior qualidade, mais saudável e ambientalmente correto que rapidamente achou seu nicho no mercado internacional, cada vez mais seletivo.
Devido a esse diferencial de qualidade, o palmito cultivado vem aumentando anualmente sua participação no mercado nacional e internacional. No mercado internacional, passou de 170 contêineres em 1990 para 2010 contêineres em 2003. Seguindo um caminho inverso, o palmito silvestre passou de 1550 contêineres para 450 contêineres em 2003.

Russo Jornalismo Empresarial
Assessoria de Imprensa Grupo Agroceres
Contato: Andréa Russo / Mtb. 25541
Fones (11) 3875.1682 # 9992.3111

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