AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, fevereiro 19, 2004

Quaraí comemora o início da colheita de uva

Hamm diz que a estimativa de colheita é de 170 toneladas

O município de Quaraí comemora nesta quinta-feira, dia 19, a primeira colheita de uva. O evento está sendo organizado pela Associação Quaraiense de Fruticultores (Aquafrut), Comitê de Fruticultura da Metade Sul e Programa Estadual da Fruticultura (Profruta/RS). As atividades terão início às 10 horas, na propriedade de Ciro Felice, localizada na BR 293. O evento contará com a presença do diretor administrativo da Emater/RS, Afonso Hamm, que também coordena o Profruta e é presidente do Comitê.
A primeira Vindima do município será festejada com visita à propriedade de Sandro Pinto. A abertura oficial da safra 2004 está marcada para às 10 horas. Após a solenidade, os visitantes irão confraternizar durante um almoço no restaurante Shell.
Com uma produção de 40 hectares de viníferas, Quaraí comemora nesta quinta-feira mais uma etapa de desenvolvimento social, econômico e social. É nesse dia, que os fruticultores de vitivinicultores estarão reunidos para iniciar a colheita de uva. Para essa safra, a Aquafrut e o Comitê de Fruticultura estimam uma produção de 170 toneladas de uvas para fabricação de vinhos.
Conforme informações da Aquafrut, que tem como presidente Clóvis Ferreira da Costa, atualmente, o município possui 40 hectares de videiras, 45 hectares de pêssego, 11 hectares de ameixa, cinco hectares nectarina e três hectares de figo.
A Associação de Fruticultores, fundada em 26 de novembro de 1999, conta hoje com 50 sócios produtores rurais que cultivam mais de 100 hectares de plantações frutículas e viníferas.
Conforme Hamm, esse município apresenta alto potencial neste setor, devido ao esforço dos produtores que integram a associação e também, a qualidade do solo.
Entre os diferenciais apontados pelo dirigente da Emater/RS, é que Quaraí está em fase de construção de uma unidade de processamento de frutas. Ele ainda destaca que a Aquafrut participa da Cooperativa Regional de Fruticultores que está sendo constituída com intuito de promover a fruticultura regional. Essa nova entidade visa auxiliar na comercialização dos produtos e frutas dos municípios da região fronteira oeste.
O presidente do Comitê de Fruticultura ressalta que a introdução da vitivinicultura na região busca a promoção econômica e social da Metade Sul do Estado. Hamm acredita que a fruticultura e vitivinicultura serão atividades expressivas para o Rio Grande do Sul. “A fruticultura, e principalmente a vitivinicultura, agrega componentes importantes à atividade agrícola, pois além de trazer ganhos culturais e de conhecimento aos produtores e à comunidade, contribui para manter a família rural unida e no campo”, salienta.
A estimativa de colheita de uvas para esta safra, de acordo com Hamm, é de oito mil toneladas. Atualmente, 19 municípios da Metade Sul já produzem cerca de 1.500 hectares de uva.

Márcia Marinho - Assessora de imprensa - (53) 99599914

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog