AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, fevereiro 02, 2004

EPAMIG COMPROVA A EFICIÊNCIA DOS FERTILIZANTES DA RCN AGRO NA LAVOURA DE CAFÉ

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig),– um dos mais importantes institutos de pesquisa agrícola do País -, comprovou a eficácia dos produtos da RCN Agro, empresa produtora de fertilizantes à base de cobre, enxofre e aminoácidos, na cultura do cafeeiro, sobre tudo fertilizantes na linha ecológica. A avaliação foi realizada na Fazenda Experimental de Patrocínio (MG) com o Viçosa Café, Gold Fós, Bordasul, o Sulfocal aplicados isoladamente ou associados entre si, foram avaliados e comparados, a tratamentos convencionais ou a produtos similares.
Os resultados obtidos, na pesquisa, foram efetivos na produção, o controle de pragas, doenças e o estado nutricional das plantas. A associação do Viçosa Café, produto que apresenta em sua constituição 10% de potássio, 1% de magnésio, 10% de cobre, 2% de manganês, 10% de enxofre, 6% de zinco e 10% de cálcio, com o Bordasul (35% de Cobre e 10% de Cálcio) em cinco aplicações do florescimento no período de outubro a abril, proporcionou uma produção de 40,14 sc/ha superior ao produto concorrente cuja produção foi a de 32 sc/ha quando aplicado em uma lavoura de cafeeiros da variedade Catuaí IAC–15, em espaçamento tradicional e em um ano de baixa produção.
A ferrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix Berk & Br) é uma enfermidade que causa a desfolha das plantas, compromete o florescimento e reduz a produção do ano seguinte em cerca de 30%. A utilização de produtos preventivos a essa enfermidade produzido pela RCN Agro, aplicados em doses e épocas recomendadas, como os cúpricos Viçosa Café, Bordasul, a associação do Viçosa Café com o Bordasul e mesmo a aplicação de Gold Fós associado a um cúprico foram efetivos no controle da ferrugem do cafeeiro, nos anos de baixa produção.
Quanto à cercosporiose (Cercospora coffeicola Berk & Cook), enfermidade caracterizada por condições adversas, tais como deficiência ou desequilíbrio nutricional, insolação, ventos frios entre outros fatores, a aplicação teve seus efeitos sobre esta enfermidade controlados quando se aplicou o Gold Fós associado a um fungicida cúprico e ao Viçosa Café associado ao Bordasul.
As enfermidades Phoma e a Ascochyta (Phoma sp e Ascochyta coffeae) foram também avaliadas. Essas doenças ocasionam a seca dos ramos e ponteiros, uma desfolha intensa, afetando também a produção. A avaliação constatou que nos meses de suas maiores incidências, o tratamento com Bordasul foi mais eficiente, seguido do Viçosa Café. Empatados com o terceiro melhor resultado foram as associações do Viçosa Café com o Bordasul e do Gold Fós com um fungicida cúprico. Observa-se que o Viçosa Café foi eficiente em manter os teores de zinco na planta em valores adequados durante todo o período experimental.
Os tratamentos com Sulfocal ou Sulfocal em associação à um fungicida cúprico, adiantaram a colheita em cerca de 20 dias. Esse fato é revelante no caso da necessidade de escalonamento da colheita na propriedade. Quando a mão-de-obra da região não é suficiente em quantidade para a colheita, parte da lavoura seria tratada com esses produtos sendo colhidas primeiramente, para em seguida colher a área não tratada.
Na produção de mudas, o Amino Fós (26% de fósforo, 17% de cálcio, 5,4% de nitrogênio, 0,9% de enxofre, 0,8% de magnésio e 1,45% de ferro), produto da RCN Agro, que foi utilizado durante a fase de viveiro em quatro aplicações, sendo este produto superior ao tratamento convencional e a aqueles onde se utilizou produtos similares. O Amino Fós proporcionou mudas mais vigorosas, apresentando um maior peso seco tanto da parte aérea quanto do sistema radicular, onde a relação Sistema Radicular/Parte Aérea permaneceu em equilíbrio adequado sem qualquer parte sobressair em relação a outra. As mudas foram levadas ao campo e tiveram bom desenvolvimento.


SERVIÇO: RCN Agro Comércio Importação Exportação Ltda.
Rua Barão do Rio Branco 1746, Santa Isabel - Tel (11) 4656-1596
E-mail: rcn@rcnagro.com.br
FILIAL ITÁPOLIS/SP: Gerente : Carlos Fernandes
Endereço: Rua Rodrigues Alves, 931
Tel.: (16) 3262-8779 / Fax: 3262-8806
E-mail: rcnitapolis@ig.com.br

Mais informações:
D2 Comunicação – (11) 5589.4433 / 9635-2805

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog