A Ouro Fino, empresa 100% brasileira que atua no segmento de produtos farmacêuticos para saúde animal, começa a ampliar as exportações de seus produtos para a África do Sul. Para dar continuidade às negociações, um grupo de empresários da Daily Double Trading (DDT), companhia que importa e distribui os produtos da Ouro Fino, veio ao Brasil e está visitando a unidade da empresa que fica em Ribeirão Preto (SP). O objetivo é conhecer toda a linha de produtos da Ouro Fino, a filosofia de trabalho, a tecnologia utilizada no desenvolvimento dos produtos e alguns dos seus principais clientes, como a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (COCAPEC) e a Cooperativa dos Agricultores da Região de Orlândia (CAROL).
Com essas negociações, a intenção da Ouro Fino é ampliar as exportações de seus produtos na África do Sul e em outros países da África, como Zimbábue, Zâmbia e Namíbia. Hoje, o mercado de produtos veterinários na África do Sul movimenta cerca de US$ 78 milhões ao ano, e o Brasil ainda tem uma participação pequena. “A Ouro Fino iniciou as negociações com a África do Sul em 2003 e já vem conseguindo conquistar esse mercado”, afirma o diretor de Comércio Exterior da Ouro Fino, José Adolfo Trevelin. “Fizemos um estudo de mercado e os nossos produtos estão com excelente aceitação.” A expectativa da empresa para 2004 é alcançar uma boa participação de mercado.
O mercado de produtos veterinários na África do Sul é composto basicamente por cooperativas locais. Trevelin acredita que o produto brasileiro vai se destacar cada vez mais. “Brasil e África do Sul têm clima e biodiversidade semelhantes, sendo assim os produtos que nós desenvolvemos aqui, com a tecnologia apropriada para as necessidades dos nossos pecuaristas, adaptam-se perfeitamente à realidade sul-africana”, explica Trevelin.
Vendas externas devem chegar a 15% do faturamento em 2004
A África do Sul é apenas um dos mercados para os quais a Ouro Fino exporta. Atualmente, cerca de 12,5% do faturamento da empresa é voltado ao comércio externo, algo em torno de R$ 8,75 milhões dos R$ 70 milhões faturados em 2003. Para 2004, a intenção é que esse valor atinja 15% do faturamento total da empresa, previsto para R$ 90 milhões movimentando assim , mais de R$ 14 milhões de exportações. Com esses números, a Ouro Fino é uma das maiores exportadoras de produtos veterinários do Brasil. Em 2003, a empresa teve um aumento de 30% em seu faturamento.
Na África, a empresa está presente em mais de quinze países, incluindo Sudão, Camarões, Quênia e Nigéria. Na América do Sul, está presente em quase todos os países, com destaque para os principais mercados, como Colômbia, México, Venezuela, entre outros.
A expectativa é consolidar o mercado africano em 2004 e, posteriormente, buscar novas oportunidades nos Estados Unidos, Europa e Austrália.
Mercado veterinário brasileiro movimentou cerca de R$ 1,9 bi em 2003
De acordo com dados da Sinapse, empresa que faz projetos de pesquisa no mercado veterinário, o Brasil movimentou, em 2003, aproximadamente R$ 1,9 bi no setor de medicamentos e vacinas.
Segundo o gerente de marketing da Ouro Fino, Evaldo Alves da Silva, os principais mercados da empresa no país são o Estado de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás. A intenção em 2004 é reforçar a participação nessas regiões e conquistar novos mercados, especialmente a região Centro-Oeste, o Nordeste e o interior de São Paulo.
Sobre a Ouro Fino
A Ouro Fino, criada em 1987, é uma empresa 100% brasileira, com sede em Ribeirão Preto (SP), que industrializa e comercializa produtos veterinários, mais especificamente, ligados à medicina veterinária. Atualmente é a décima companhia no ranking das empresas que operam no mercado de medicamentos para saúde animal. . Tem mais de 120 itens em sua linha de produtos, e atende as necessidades do mercado bovino, de aves, suínos, eqüinos, caprinos e camelídeos, além de produtos para animais de companhia, o mercado “pet”.
A empresa tem mais de 8 mil clientes em todo o Brasil , além de representantes em todas as regiões do país. A Ouro Fino conta com 120 colaboradores externos e 250 colaboradores internos. O faturamento em 2003 foi de R$ 70 milhões, um crescimento de 30% em relação ao ano anterior.
Com Texto - Comunicação & Marketing
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